Facebooklinkedinyoutubeinstagram

Como funciona o tratamento para esgoto residencial e industrial com Biodigestor

Biodigestor: nova modalidade para tratamento para esgoto residencial e industrial. Você sabe o que é e como funciona o sistema de biodigestão de esgoto?

Biodigestor, o que é isso? Biodigestor é um equipamento ou sistema utilizado para tratamento de esgoto em residência, empresa, restaurante, escola, escritório e demais locais. O tratamento oferecido por este equipamento é igual ao tratamento convencional de fossa séptica. O que difere estes sistemas é o tipo de produto oferecido:

  • Biodigestor: tratamento em um único recipiente com extração de lodo que fica no final do tratamento;
  • Fossa séptica: tratamento que necessita de sistema completo (fossa, filtro, caixa de gordura e caixa gradeada) para perfeito funcionamento.

O funcionamento em um único recipiente, como citado acima, recebe esgoto de toda a residência (ou apenas de alguma parte somente banheiro ou somente cozinha, por exemplo) através de encanamento que leve até o biodigestor. A partir disso, há a separação de sólidos e líquidos, onde a parte sólida é decantada e a líquida levada até o filtro anaeróbio. No filtro o efluente passa pelo leito filtrante com colônia de bactérias para tornar o tratamento eficiente e adequado para lançamento no solo. O gás gerado passa pelo filtro de gás para ser abrandado. Após isso, o caminho final é o sumidouro ou caminhão de coleta de esgoto (o critério escolhido fica a cargo do cliente). Lembrando que para coleta do lodo extraído é necessário construir o leito de secagem.

É importante enfatizar que o tratamento realizado através do biodigestor é anaeróbio sem a utilização de produtos químicos, ou seja, no processo a matéria orgânica do esgoto é digerida pelas bactérias.

Sabe-se que há diferentes biodigestores ofertados no mercado e cada um tem suas particularidades para utilização:

  • o biodigestor tem algumas restrições ao número de pessoas atendidas
  • capacidade x número de pessoas previamente dimensionado
  • dimensionamento incorreto traz o risco de comprometimento do tratamento de esgoto, gerando odor e vazamento.

Muito além de tratar o esgoto, alguns modelos de biodigestor possuem sumidouro para distribuir o esgoto tratado no solo de forma que a terra fique úmida e auxilie o desenvolvimento de jardins e plantas. Assim, podemos presumir que esse modelo tem uma característica sustável por tratar o esgoto e devolvê-lo ao solo a fim de cooperar com o meio ambiente.

Na hora de escolher um sistema de tratamento de esgoto por biodigestão fique atento ao tipo de tratamento oferecido e o descarte do esgoto tratado. E não esqueça que o dimensionamento de pessoas é o item número 1 para escolha da capacidade adequada!

Aqui na Sanear Brasil temos uma linha de biodigestores para atender acima de 2 pessoas fixas em residência, escritório, indústria e outros. O biodigestor, tratamento de esgoto, é o único no mercado que une 4 benefícios em 1 só volume. Substitui o tanque séptico, filtro anaeróbio e o sumidouro, além de aumentar a eficiência de tratamento com o biodegradador Biorooter. Clique aqui e converse com nosso consultor e saiba mais sobre nosso Super Biodigestor!

Deixe uma resposta