Facebooklinkedinyoutubeinstagram

Como ensinar seus filhos sobre a importância de economizar água?

Como ensinar seus filhos sobre a importância de economizar água?

Economizar água é uma das maneiras mais fáceis e importantes de contribuir para a preservação do meio ambiente e de nossos recursos naturais. A prática é também uma excelente forma de incentivar as crianças a se preocupar com nosso planeta!

Dê o exemplo

Se toda a família praticar o consumo consciente de água — tomando banhos curtos e não deixando a torneira aberta mais tempo do que o necessário, por exemplo —, as crianças naturalmente seguirão os mesmos hábitos.

Na hora de educar, muitas vezes, ações valem mais do que palavras. Se você prega a economia de água para as crianças mas não faz sua parte, elas perceberão rapidamente e deixarão de dar importância ao assunto. Por isso, antes de ensinar aprenda e pratique!

Ensine brincando

As brincadeiras são uma ótima forma de inserir práticas importantes de forma natural e dinâmica na rotina da criança. Confira algumas sugestões e veja como economizar água pode ser divertido!

Competição do tempo

Planeje uma competição para ver quem da família consegue tomar o banho mais rápido. Cinco minutos a menos debaixo do chuveiro representam uma economia de 45 litros de água! Cada rodada pode durar uma semana (anote em um papel os tempos de cada um) e o vencedor pode escolher o filme que a família vai assistir ou a sobremesa, por exemplo.

Fiscalização do consumo

Dê à criança a responsabilidade de ser fiscal da economia. Elas adoram receber responsabilidades que possam exercer com facilidade e sentirão que existe uma relação de confiança. Nessa brincadeira, você pode anotar em um papel itens comuns do desperdício de água (torneiras pingando, canos furados, válvulas desreguladas) e a criança ficará de olho para ver se está tudo em ordem.

Incentivo à sustentabilidade

Faça um cartaz com o nome de cada criança e coloque um adesivo para cada prática de economia de água realizada: fechar a torneira na hora de escovar os dentes, usar baldes e não mangueiras, tomar banhos rápidos, não deixar a torneira aberta o tempo todo quando lavar a louça, etc. No final do mês, a criança com mais adesivos ganha o título de embaixador(a) da sustentabilidade e, também, um incentivo, como um doce ou a escolha da sobremesa.

Coloque a economia na rotina

Como já mencionamos, quando o assunto é a sustentabilidade, as lições e brincadeiras só trarão resultado se a economia de água fizer parte da rotina de toda a família. Portanto, é preciso investir em hábitos sustentáveis.

Se vocês têm jardim ou horta, use regadores e evite mangueiras. O mesmo vale na hora de limpar o carro ou a calçada — prefira os baldes. As crianças são companheiras animadas para essas tarefas, principalmente cuidar do jardim e da horta. Delegue a tarefa de regar as plantinhas.

Na hora de escovar os dentes, a torneira deve ficar fechada durante a escovação. Outra sugestão para economizar ainda mais água é deixar um copo na pia para a criança usar para o gargarejo ou de enxaguar a boca, em vez de deixar a torneira aberta para isso.

E então, o que você está esperando para colocar nossas sugestões em prática e incentivar as crianças aeconomizar água e cuidar do nosso planeta? Tem outras ideias ou dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário no post!

1 comentário para este post
  1. Muito bom seu site / Blog. Vou continuar seguindo os conteúdos essas dicas aqui. Obrigado por compartilhar, está me ajudando muito.

Deixe uma resposta