Facebooklinkedinyoutubeinstagram

O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo

O Brasil é o país que menos recicla plástico no mundo. De todo material plástico descartado, apenas 1,2% é reciclado, ou seja, 145,043 toneladas. Em contrapartida, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, China e Índia.

Estes dados foram coletados em 2019 pelo Fundo Mundial para a Natureza, que também chegou aos seguintes resultados no ano passado.

  •         Brasil produz 11.355.220 milhões de toneladas de lixo plástico por ano;
  •         Cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico por semana;
  •         2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular;
  •         7,7 milhões de toneladas ficam em aterros sanitários;

 

Oceano recebe 10 milhões de toneladas de plástico

Quando o plástico não é descartado da forma correta, ele acaba no oceano. Segundo o relatório da WWF, a quantidade que chega aos oceanos todos os anos é de 10 milhões de toneladas, o que equivale a 23 mil aviões Boeing 747 pousando nos oceanos. Com este ritmo, o oceano estará com 26 mil garrafas de plástico, a cada 2km, até 2030.

O que devemos fazer com tanto plástico?

Segundo o Fundo Mundial para a Natureza, pelo fato do plástico demorar 100 anos para se decompor na natureza, a poluição deste material afeta a qualidade do ar, solo e sistemas de fornecimento de água.

Então, qual seria a solução para lidar com essa quantidade de plástico? A destinação correta, a reciclagem e a diminuição da produção de lixo plástico. Por mais que as soluções como a proibição de canudos plásticos e descartáveis sejam boas iniciativas, esses métodos precisam ir mais além.

O reconhecimento e valorização dos projetos de lei são importantes, mas é preciso trabalhar com estabelecimentos comerciais para que eles não trabalhem mais com produtos plásticos e com o consumidor, para que haja o descarte correto destes materiais.

 

Gostou? Então deixe seu comentário!

A Sanear possui compromisso com qualidade e sustentabilidade. Oferecendo sempre produtos de excelência para cuidar e proteger o meio ambiente.

Deixe uma resposta