Facebooklinkedinyoutubeinstagram

ONU: os 72 anos da organização que uniu o mundo

No próximo dia 24 o mundo irá comemorar os 72 anos da criação das Organizações das Nações Unidas, uma instituição intergovernamental criada para promover a cooperação internacional durante um dos momentos mais obscuros da história.

História

Sucedendo a Liga das Nações, a ONU foi instaurada em 24 de outubro de 1945, após o término de um dos períodos mais terríveis da história do mundo, a Segunda Guerra Mundial. Com o objetivo de impossibilitar novos conflitos como esse, a organização iniciou seu trabalho contando com 51 estados-membros; sendo hoje 193 países.

Com sede localizada em Nova York nos EUA, o escritório possui extraterritorialidade. Isso significa que o escritório é livre dos fins jurisdicionais da aplicação da lei do país em que está localizado. Alguns de seus outros escritórios se encontram em Genebra, Nairóbi e Viena.

A ONU é financiada com contribuições avaliadas e voluntárias dos países-membros. Os seus objetivos incluem manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento econômico e no progresso social, proteger o meio ambiente e prover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.

Meio Ambiente

Em 15 de setembro de 1972 a ONU criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, cuja sigla é PNUMA. Uma agência do sistema das Nações Unidas voltada para os problemas ambientais.

Tem por objetivo a coordenação de ações internacionais de proteção ao meio ambiente e de promoção do desenvolvimento sustentável. Para isso, trabalha com grande número de parceiros, incluindo outras entidades das ONU, organizações internacionais, organizações ligadas aos governos nacionais e organizações não governamentais.

O PNUMA desenvolve seus programas ao longo de seis áreas principais: mudança climática, desastres e conflitos, manejo de ecossistemas, governança ambiental, substâncias químicas e resíduos, e eficiência no uso dos recursos. O programa é também uma das agências fundadoras da cooperação internacional Global Environment Facility, que financia várias outras iniciativas importantes, como a Convenção sobre Diversidade Biológica, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, a Convenção de Estocolmo e a Convenção de Minamata sobre o Mercúrio.

Além disso, a instituição declara e coordena datas comemorativas, períodos de tempo para observar e informar-se sobre problemas de interesse ou preocupação internacional. Exemplos são o Dia Mundial da Tuberculose, o Dia da Terra e o Ano Internacional dos Desertos e Desertificação (2006), demonstrando em cada grande ou pequena área a importância do seu trabalho.

 

Este artigo foi útil? Compartilhe nas suas redes sociais e deixe suas impressões no comentários. Acesse também o site do escritório regional da ONU www.unep.org/americalatinacaribe/br e saiba mais sobre o trabalho da organização em prol do meio ambiente.

 

FONTE: ONU e Wikipédia.

Deixe uma resposta