Facebooklinkedinyoutubeinstagram

Pequenas ações para uma empresa mais sustentável

É possível ter uma gestão sustentável com a adoção de processos simples.

Além da consciência que vem sendo adquirida pelas pessoas, adotar medidas sustentáveis tornou-se estratégico para muitas empresas. O problema é quando os gestores não sabem como aplicar essas medidas ou apenas dizem aplicar.

Existem ações realizadas pela simples prática sustentável e outras que têm como objetivo a obtenção de selos ambientais. Ambas as alternativas são de grande importância para o meio ambiente. Dependendo do selo, a obtenção pode ser complexa pois precisa cumprir uma séria de exigências. Porém, existem muitos que são bem mais tranquilos de serem obtidos.

O selo Amigo da Água, por exemplo, é oferecido para empresas que possuem a estação de tratamento de água e o filtro de reaproveitamento da água da chuva. Trata-se de um conjunto acessível para empresas de qualquer porte e que economiza milhares de litros de água por ano. Além de ajudar o planeta, a empresa economiza recurso financeiro (com a economia na conta de água) e ainda pode fazer uso das suas práticas sustentáveis como diferencial na prática de negócios.

Embora a obtenção do título de empresa sustentável inclua não apenas práticas do dia a dia, mas também projetos usados com propósitos realistas para a sociedade, o pouco pode se tornar muito quando um maior número de empresas adotam certas iniciativas.

 

Como iniciar a prática sustentável para pequenas empresas?

Na prática, é necessário um mapeamento das atividades desenvolvidas por cada setor e verificar os recursos utilizados em cada processo. À partir disso, deve-se pensar o que pode ser feito para evitar o desperdício, economizar recursos naturais, diminuir o uso de elementos que necessitam de maior tempo para degradação, como sacolas plásticas, por exemplo, etc. Para isso, monte um quadro com a identificação dos processos, o que eles afetam no meio ambiente e o que pode ser feito para torná-los mais sustentáveis. Avalie o peso de cada um desses impactos e inicie seu planejamento de implantação de melhorias através dessa avaliação.

Engajar, mobilizar e premiar os colaboradores, especialmente os colaboradores-âncora, em iniciativas ligadas ao consumo consciente, é uma boa forma de iniciar a implantação dessas práticas.

Sustentabilidade é atender às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades. Ou seja, evitar que recursos sejam consumidos mais rápido que produzidos ou renovados.

Divulgar práticas e ações ambientais realizadas pela empresa não é errado. O errado é anunciar o que não é feito como se diz.

Deixe uma resposta